Tudo sobre a cultura do narguile

Tudo sobre a cultura do narguile

cultura do narguile não está ligada com o simples ato de fumar. Existe muito mais por trás do que gostamos de chamar “experiência do narguile”. Abaixo trazemos tudo que você precisa saber para mergulhar no mundo dos narguiles.

OS NOMES DO ARGUILE

Já postamos aqui a um tempo atrás a postagem “Narguile, arguile ou hookah, qual o nome correto?” que da mais detalhes sobre esse tópico, mas resumidamente, o nome “Narguile” é originário da língua persa, da palavra ‘nargila’ que significa ‘coco’. O “Narguilé” vem da pronúncia francesa, graças à influência da cultura árabe na França. Já a palavra Arguile tem a mesma origem de “Narguile”, mas é mais próxima da pronúncia em árabe. Ainda existem outros nomes como “shisha“, que em alguns lugares da Arábia se refere somente ao fumo, Water Pipe, nos Estados Unidos e ainda Hookah, o nome indiano, que também é utilizado em outras localidades.

ONDE SURGIU

Muitas são as origens do narguile, mas o que sabemos é que fumar o narguilé faz parte da cultura de muitas regiões do mundo, como Oriente Médio, Sul da Ásia, Índia e Norte da África. Relatos remetem à Índia. Uma das versões de sua origem diz foi inventado no país por um médico para retirar as impurezas da fumaça. Quando o aparato chegou à China, passou a ser usado para o fumo. Mesmo assim existem evidências históricas do uso do narguile na Mesopotâmia e na Pérsia. Esses primeiros narguiles seriam feitos com madeira e coco.

O NARGUILE COMO SINAL DE PAZ

Nos países árabes, o narguilé foi rapidamente incorporado na cultura como uma experiência a ser compartilhada entre amigos e familiares. É comum nas salas das residências haver um narguile que serve tanto como decoração como para o fumo. Na antiguidade, líderes de tribos distintas compartilhavam o narguilé como um sinal de paz entre elas. Na região, ainda hoje, oferecer o seu narguilé a um visitante é sinal de camaradagem.

OS COSTUMES DA CULTURA DO NARGUILE

O uso do narguilé tem costumes diferentes em cada país. Veja alguns deles:
– Nos países de origem árabe um homem nunca pode passar a mangueira diretamente para uma mulher.
– Também não é permitido oferecer a mangueira com o bico apontando para outra pessoa. Esse gesto é considerado obsceno.
– Na Índia antiga, ter um narguilé em casa não era apenas para fumar, mas também sinônimo de prestígio.
-Nos Estados Unidos a cultura do narguile cresceu muito e tem alguns famosos como praticantes. Mike Tyson, Drake, Miley Cyrus e Shaquille O’Neal estão entre eles.

NO BRASIL

Narguile chegou no brasil com os imigrantes árabes em meados do século 20. Porém a prática da experiência se espalhou no começo dos anos 2000. O brasileiro criou sua própria cultura do narguile. A preferência por bastante fumaça e sabores diferenciados no narguile é uma marca do Brasil. Atualmente é comum existirem espaços como lounges especializados para a experiência do narguilé nas cidades brasileiras e até eventos voltados para esse público que não param de crescer.

Se você gostou das curiosidades acima, não deixe de compartilhar com seus amigos, e mostre para as pessoas que ainda não conhecem nossa cultura para que se haja quebra do tabu e do preconceito quanto a nossa experiencia e cultura do narguile.

Aproveite e corre para nossa Loja Virtual ou instagram e garanta um pedido do Carvão D’COCO, para uma sessão mais prazerosa e duradoura.

Compartilhe a postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *